A Propósito 1055 | 15 de novembro de 2022
Duas Histórias de Futebol
Conta-se que na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o técnico Vicente Feola explicou a jogada para derrotar a seleção da antiga União Soviética. Segundo o treinador, Nilton Santos lançaria a bola para a direita do ataque nos pés de Garrincha, que driblaria três adversários e cruzaria para Mazola cabecear e fazer o gol. Garrincha, que até então ouvira tudo muito atento, perguntou: “Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?”.
Outra história, esta é pouco edificante: você se lembra de um comercial protagonizado pelo tricampeão mundial de futebol que deu nome à famosa lei? Nele, Gérson afirmava gostar de levar vantagem em tudo, e por isso fumava cigarros Vila Rica.
O cigarro, ao que tudo indica, deixou de ser fabricado, Gérson deixou de fumar eternamente, mas ficou como o vilão a personificar a ausência de princípios em que pessoa obtém vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais.
Na contramão, felizmente foi promulgada pelos ucranianos a Lei de Kherson.
Resistindo aos invasores russos que buscavam anexar as quatro principais regiões da Ucrânia ― como oito anos antes fizeram na Crimeia ―, os invasores foram repelidos, batendo em retirada da cidade de Kherson, experimentando uma derrota humilhante, uma goleada, digamos.
Acontece que os russos combinaram com os russos, mas esqueceram do combinar com os ucranianos.
Comentários
DJ in the world! https://open.spotify.com/intl-fr/track/1IeVfrhcG2dpyuR6Vp5cuc
Assine o RSS dos comentários