Joseni Melo Advogados Associados

Recife, Pernambuco, Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A PROÓSITO 1054 - O MAIOR GENERAL RUSSO ESTÁ CHEGANDO

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A Propósito 1054 | 20 de outubro de 2022

O maior general russo está chegando

Depois de Vladimir Putin anunciar que não haveria mais bombardeios em massa, a Rússia, contrariando seu presidente, continua a bombardear Kiev, agora com drones iranianos. É a globalização da violência, o diálogo dos estampidos tendo como cenário um vale-tudo em que os reides mais recentes mataram civis e atingiram parte da infraestrutura energética do país.  A estratégia da Rússia é deixar a população sem aquecimento durante o inverno. Ao mesmo tempo, com os ucranianos desanexando milhares de quilômetros quadrados das terras anexadas, Vladimir Putin decide expulsar a população de uma das regiões ocupadas e implantar lei marcial em todas.

O General Inverno está prestes a chegar. Ele é muito frio, é implacável, e tem ajudado as tropas russas a frearem a progressão dos inimigos que avançam. Em 1708, por exemplo, durante a Grande Guerra do Norte, entre a Suécia e a Rússia, o exército de Carlos 12º enfrentou o inverno mais frio que a Europa havia registrado em 500 anos. Para os guerreiros suecos, o frio intenso não era nenhuma novidade, mas este não podia ser comparado ao frio que enfrentavam. Resultado: quase metade dos soldados e dos cavalos suecos morreram congelados.

Durante a Guerra de Inverno, as tropas soviéticas enfrentaram um dos invernos mais cruéis do século 20. Divisões inteiras que ficaram isoladas e cercadas pelos finlandeses morreram congeladas em meio a neve profunda. A União Soviética venceu a guerra, mas pagou um alto preço. Morreram mais de 126 mil soldados do lado russo contra 25 mil mortos entre os finlandeses. Foi uma autêntica vitória de Pirro.

Na Segunda Guerra Mundial os nazistas experimentaram diversos revezes e foram escorraçados do solo russo. Orgulhosos, regurgitando soberba, os generais alemães alegaram que o frio intenso de até -50ºC teria interrompido sua ofensiva. A campanha de Napoleão Bonaparte, em 1812, foi ainda mais desastrosa. Basta dizer que o exército francês penetrou em território russo com 600 mil soldados, e na fuga desabalada apenas algumas dezenas de milhares deles voltaram a pisar no solo pátrio.

O inverno europeu, o General Inverno está prestes a chegar, mas o bravo povo ucraniano saberá se abrigar. Não só com o vestuário adequado à temperatura, mas especialmente com o calor da chama que ilumina seu anseio de liberdade.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Quem esta aqui

Nós temos 17 visitantes online

Notícias em Destaque