Joseni Melo Advogados Associados

Recife, Pernambuco, Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A PROPÓSITO 1020 - A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A Propósito 1020 | 27 de outubro de 2021

 

A revolução dos bichos

Semana passada, em Londres, a medicina deu mais um grande salto. Transplantou, com sucesso, um rim de um porco para um homem, descortinando um horizonte promissor para a longevidade dos seres humanos. Não é de hoje, porém, que os porcos têm influência na vida das pessoas.

Em 1945, por exemplo, nos estertores da Segunda Guerra Mundial e aurora da Guerra Fria, o escritor George Orwell publicou ‘A Revolução dos bichos’, uma parábola do poder exercido pelo comunismo. Até hoje festejada em quase todo o planeta, ‘A revolução dos bichos’ narra a história de uma fazenda onde moram animais revoltados pela exploração dos donos da terra, e quase oitenta anos depois de escrita se mantém viçosa, como convém a uma fazenda, constituindo-se alegoria inesquecível sobre as fraquezas humanas que causam a corrosão dos projetos de revolução política que veem sendo historicamente adiados.

Na Granja Solar (a da ficção) os animais eram liderados por um porco, o mais inteligente deles, que discursava aos demais bichos, mostrando-lhes que eles devem ser iguais, e que ninguém, nem mesmo outro animal, pode deter o poder de dominação. Era pura falácia.

Na Granja do Torto há um homem eleito justamente para resolver esses problemas, mesmo porque o leitor, e especialmente o eleitor, já estão cansados dessas páginas amarelecidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Quem esta aqui

Nós temos 5 visitantes online

Notícias em Destaque